4 erros que fazemos na nossa pele

Já todos sabemos que o nosso corpo é um reflexo daquilo que fazemos na nossa vida em todos os sentidos. Quer seja a nível de hábitos diários, como a nível do nosso estado emocional, mental e físico. Tudo interfere no nosso organismo!

Vou deixar-vos alguns erros que cometemos e que considero relevante saberem. Porque os fazemos muitas vezes no nosso dia-a-dia, condicionando assim o estado de saúde da nossa pele:

 

1Não beber água suficiente:

Já sabemos que o nosso corpo é constituído por 70% a 80% de água. Isso leva-nos a concluir o quanto é importante nos hidratarmos bem ao longo do dia, para que o nosso organismo continue a fazer todas as suas funções da melhor forma possível. Tudo isso vai ajudar o nosso corpo a criar melhores condições de funcionamento, tanto na digestão dos alimentos e regulação do intestino, como também na melhoria da nossa disposição. Visto que quanto mais água consumimos mais aumenta o transporte de nutrientes pelo nosso corpo.

Automaticamente, um corpo mais saudável tem uma pele com um aspecto muito mais brilhante e sadio. Além disso, o consumo de água ajuda não só a emagrecer, como também a retardar o envelhecimento da nossa pele. Um corpo hidratado absorve melhor a proteína da comida, que por conseguinte, ajuda a repor mais rapidamente o colágeneo, um dos responsáveis pela firmeza da pele!

 

2Lavar o rosto com água muito quente:

A água demasiado quente retira mais facilmente a gordura, no entanto, quando estamos a falar da nossa pele ou do nosso cabelo isso torna-se algo menos positivo. vi Se o nosso corpo cria essa gordura, é porque ela é imprescindível para o seu bom funcionamento. Essa gordura é responsável por proteger o nosso organismo contra agressores externos como os raios UV, a poluição, as diferenças de temperatura, entre muitos outros.

Se estamos constantemente a retirá-la na sua totalidade fazemos com que o nosso corpo seja obrigado a criar cada vez mais gordura. E é aí que muitas vezes começamos a ficar com a pele mais oleosa, pois acabamos por estar a estimular em demasia as nossas glândulas sebáceas, as responsáveis pela produção de sebo (gordura) da nossa pele.

 

3 • Usar produtos em excesso:

Pois é, não ter cuidados com a nossa pele é mau, mas ter cuidados em excesso no que diz respeito ao uso de produtos também pode ser. Muitas vezes utilizamos mais produtos do que aquilo que realmente necessitamos, e isso ás vezes mais atrapalha do que melhora o estado de saúde da nossa pele. Quando falo no exagero de produtos falo tanto da maquilhagem, como dos produtos para cuidados.

Em relação à maquilhagem já sabemos que um dos maiores erros que fazemos é dormir sem retirar toda a maquilhagem. Ou usar maquilhagem todos os dias sem parar. Isso faz com que a nossa pele não respire da mesma forma, entupindo os poros e por consequência ganhando mais acne e pontos negros. Além disso, torna a aparência da nossa pele muito mais baça e sem o seu brilho natural.

No que diz respeito ao uso desmedido dos produtos para cuidados de pele, se estes forem compostos por substâncias nocivas à saúde, estas irão afectar a nossa estrutura física. E por muito que não se veja no momento em que os usamos, a longo prazo isso vai interferir no nosso corpo. Porque a verdade é que mesmo sendo de uso externo, eles acabam por penetrar a corrente sanguínea, desregulando todo o nosso sistema de defesa natural do organismo e reduzindo as funções autóctones do nosso corpo.

 

4 • Não esfoliar a nossa pele:

Quando falo em esfoliação não significa que temos que ter produtos caros ou muita variedade dos mesmos para que possamos fazer um bom trabalho. Na verdade para mim, um dos melhores esfoliantes que faço na minha pele é exactamente uma das formas mais naturais, saudáveis e baratas que possam imaginar: mel e açúcar e/ou borras de café.

A nossa pele regenera-se por si mesma num ciclo de cerca de 28 em 28 dias. Onde as células mais superficiais da camada da nossa epiderme são substituídas por novas células. Essa renovação é mais rápida nos bebés, o que significa que esse processo vai ficando cada vez mais lento ao longo da nossa vida. Por isso mesmo, torna-se necessário dar um auxilio ao processo, utilizando algo que acelere a retirada dessas células mortas. Isso pode ser feito com sabonetes esfoliantes ou com esfoliantes naturais caseiros, como já indiquei atrás.

 

Estes são apenas alguns dos erros que por vezes cometemos sem pensar na nossa pele. Deste modo, quero apenas alertar-vos para que tenham mais atenção com esse tipo de cuidados diários. Porque por vezes, existem pequenas mudanças que vão trazendo grandes resultados a longo prazo. E quem não quer ter uma pele jovem e cuidada por muito tempo, não é mesmo? 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *