3 Esfoliantes Naturais para fazer em casa

A esfoliação é um passo indispensável nos nossos cuidados de pele, ajuda a retirar todas as peles mortas que se vão acumulando com o tempo, como também auxilia para que a pele fique mais macia, saudável e com um aspecto luminoso.

A nossa pele tem um ciclo de cerca de 28 dias mais ou menos, até se regenerar. Para que uma nova camada de pele nasça, é necessário que outra vá embora. É por isso que em algumas alturas sentimos a pele a descamar mais do que outras, dependendo também do tipo de cuidados que temos com a nossa pele. Este é um processo natural do nosso corpo. E muitas vezes nem nos apercebemos porque em parte, essas peles acabam por sair durante o banho e o contacto com a água quente. No entanto, de vez em quando devemos ter esse cuidado redobrado. O aconselhado, é fazer uma esfoliação natural apenas uma vez por semana!

Esfoliar é um dos passos nos nossos cuidados de pele, é este passo que nos ajuda a remover as peles mortas de uma forma mais natural e sem agredir a pele. Para isso, é necessário ter em conta o tipo de pele e a frequência com que fazemos este processo. No caso das peles mais sensíveis, muitas vezes não é se quer aconselhado este passo. Outra altura que não devemos esfoliar a nossa pele, é depois de fazer a depilação ou no final de um dia de praia, pois são situações onde a nossa pele já está mais sensível e frágil, e pode ficar agredida.

 

3 receitas de Esfoliantes Naturais para fazer em casa:

 

Esfoliante de Mel e Açúcar

Este é um dos esfoliantes naturais mais conhecidos e usados por todos. Simples e rápido de fazer, adequando-se a praticamente todos os tipos de pele. Para fazer este esfoliante basta juntar:

– 2 colheres (de sopa) de Mel
– 1 colher (de sopa) de Açúcar Mascavado

Quanto mais natural e puro for o mel melhor para a nossa pele. Em relação ao açúcar, pode ser usado outro tipo de açúcar, desde que possua uma textura semelhante a este. Depois é juntar bem os ingredientes e aplicar na pele em movimentos suaves circulares.

 

Esfoliante de Aloe Vera (babosa) e Borras de Café

Aloe Vera é uma planta medicinal muito conhecida por todos, falei-vos mais sobre este assunto AQUI! É muito fácil de usar, basta retirar o gel que está dentro das suas folhas, com a ajuda de uma faca ou espátula, e usá-lo para o fim necessário.

– Gel da folha de Aloe Vera (babosa), equivalente a duas colheres (de sopa)
– 1 colher (de sopa) de borras de café

Misturar bem os dois ingredientes até que o gel fique completamente desfeito e cremoso. Aplicar no rosto e massajar de forma suave e com movimentos circulares. As borras de café ajudam na circulação sanguínea e também no combate à pele casca de laranja, a famosa celulite. Tem propriedades anti-inflamatórias e auxiliam também no processo para deixar a pele mais luminosa e radiante. No caso, o aloe vera ajuda a hidratar a pele e também a acalmar, pela sua função anestésica e cicatrizante.

 

Esfoliante de Bicarbonato de Sódio e Limão

O bicarbonato de sódio é um ingrediente muito usado para variados fins. No caso, na cosmética e na esfoliação em específico, ele tem um papel muito importante, pois ajuda a clarear manchas. O limão é também um ingrediente muito conhecido por auxiliar no combate ás manchas de pele. Os dois ingredientes juntos acabam por ter um efeito alcalino no nosso corpo, o que ajuda também a regular o PH da pele.

– 1/2 limão espremido (equivalente a 2/3 colheres de sopa)
– 1 colher (de sobremesa) de bicarbonato de sódio

Juntar bem estes dois ingredientes e aplicar no rosto em movimentos circulares para esfoliar a pele. Esta mistura é muito conhecida por ajudar a clarear a pele, retirar pequenas manchas do acne e deixar a pele com uma tez mais brilhante. Ao aplicar esta mistura, não podemos de todo apanhar sol durante o processo, pois as propriedades do limão, podem fazer com que a pele fique queimada ao ser exposta aos raios solares.

_____________________________________________________________________

Ter este tipo de cuidado de pele com produtos naturais só traz benefícios para a nossa pele e para a nossa saúde de forma geral, pois muitas vezes, a maioria dos esfoliantes que compramos, são feitos com partículas de micro-plástico. O que não só é prejudicial para a nossa saúde, como também para o planeta. Pois ao serem depositados pelos nossos canos, vão para a nossa água e terra, por estes não serem biodegradáveis. Além disso, usar matérias-primas directamente da terra, torna as suas propriedades muito mais favoráveis ao nosso objectivo de cuidados e resultados na nossa pele.

Para quem quiser experimentar fazer uma esfoliação com sabonete à base de produtos naturais pode encontrá-los à venda aqui: Sabonete Natural Esfoliante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *