Ansiedade: o que te diz a tua?
Ansiedade: o que te diz a tua?
Ansiedade, é talvez, o assunto pelo qual mais me abordam por mensagens!!!
“Tens alguma coisa para a ansiedade?”
“Tenho uma amiga que precisava de algo para ajudar na ansiedade!”
“O que me recomendas porque estou a passar por uma fase de ansiedade?”
São apenas alguns exemplos de mensagens que recebo quase todos os dias. E, em primeiro lugar, quero lembrar-te que a minha formação não está ligada à área da saúde mental… Mas, depois de tantos anos a lidar com pessoas, sinto-me no dever de te lembrar o que tenho aprendido sobre isso.
A ansiedade por si só, é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que despoletam em ti e te colocam num estado alterado. Desta forma, pode ir de suores, aperto do peito, sentir o estômago embrulhado, tensão muscular, medo, preocupação, alterações na frequência cardíaca, tremores, tonturas, boca seca, entre muitos outros. A ansiedade é de facto uma chamada de atenção para vermos que algo na nossa vida não está bem. Mas ela pode tornar-se uma doença, quando de forma descontrolada ela controla a nossa vida!
Acredito que, numa fase inicial, a ansiedade é uma verdadeira chamada de atenção da alma, para que olhemos para o que não queremos ou estamos a ver na vida. Quantas vezes, o nosso maior medo é o julgamento, é não estar à altura do que esperam de nós, é não nos sentirmos capazes de dar o nosso melhor… E, quase sempre, esse medo ganha dimensões, quando estamos descentrados de nós mesmos.
O que eu faço para prevenir?
Uma das rotinas que não dispenso, são os meus 10 minutos comigo mesma. Aquele momento em que faço a minha skincare olhando nos olhos ao espelho, em que me lembro que quem sou e porque estou aqui. Esse momento é um limpar do meu campo, para que sintomas como a ansiedade não entrem. E, talvez aches que isto é demasiado básico para auxiliar na ansiedade, mas a verdade é que uma das formas mais fáceis de te perderes de ti, é não tendo tempo de qualidade contigo mesma, é não te lembrares do quanto és importante e especial na tua própria vida!
Outra rotina que também amo e me ajuda a acalmar muito, é chegar ao fim do meu dia e fazer um escalda pés com sais relaxantes. Ou no caso de precisar de uma dose extra de relaxamento, ainda adicionar umas gotas do óleo essencial de lavanda! Não há melhor forma de lembrar que a vida acontece no aqui e agora!
E tu, tens tirado tempo de qualidade para ti?
Adicione um comentário