lavanda

Lavanda – Benefícios e como usar na Pele?

Lavanda – Benefícios e como usar na Pele?

A Lavanda é uma planta muito conhecida por todos, já desde os tempos antigos. Esta planta era utilizada pelos gregos para tratar feridas e nutrir a pele. O que faz com que se perceba a sua verdadeira importância ao longo de todos estes anos, pois ainda hoje é utilizada com o mesmo intuito. Nas civilizações romanas antigas, esta planta era usada para dar aroma aos banhos, por ter propriedades antisséticas. E houve ainda uma época onde as mulheres usavam o óleo essencial extraído das flores de lavanda, para criar os seus próprios perfumes. Esta planta foi também sempre muito usada para chás e como especiaria para temperar a comida, e isso é visto até aos dias de hoje.

Ela tem várias propriedades maravilhosas. E na pele destaca-se por ajudar a regenerar as células cutâneas, tendo em conta que tem um efeito anti-inflamatório e adstringente. O que ajuda não só a tratar inflamações, feridas, queimaduras ou pequenos problemas de acne, mas também a manter a pele limpa e a controlar a produção de sebo, ou seja, a gordura criada pelas nossas glândulas sebáceas. Esta maravilha da natureza, pode usar-se em peles sensíveis, visto que um dos seus benefícios é ser extremamente calmante.

O óleo essencial de lavanda é um excelente aliado para melhorar insónias, dores de cabeça, stress, ansiedade, depressão, ou outros tipos de desequilíbrios emocionais. Pelas suas propriedades apaziguadoras e relaxantes.

De forma interna, pode usar-se através de chás, temperando a comida com as próprias ervas, ou pingando umas gotas de óleo essencial de lavanda num copo de água. Mas atenção, porque nem todos os óleos vendidos podem ser ingeridos, é necessário saber previamente se o que compram é seguro para isso.

3 dicas para usar Óleo Essencial de Lavanda:

Colocar umas gotas de óleo no sabonete:

Por norma uso sabonete natural de alfazema, isso faz com que seja muito mais simples, fácil e rápido a sua utilização. No entanto, para quem prefira sabonetes naturais sem aroma ou mais neutros, podem aplicar duas gotas de óleo essencial de lavanda junto com o sabonete que usam, para que possam tirar partido das propriedades cicatrizantes que a planta tem. Este hábito vai fazer com que o acne diminua gradualmente e a pele se torne mais luminosa, com um aspeto mais natural e saudável. Além disso ajuda também a desintoxicar a pele da poluição do dia-a-dia e da tendência a produzir excesso de oleosidade.

Pingar umas gotas de óleo no hidratante:

Depois da pele limpa, é hora de aplicar o creme hidratante. Depois de colocarem um bocadinho de hidratante na palma da mão, pingam uma ou duas gotas do óleo essencial de lavanda e esfregam bem nas duas mãos para que estes se juntem. Aplicam a mistura no rosto, vão sentir que vai ajudar a acalmar a pele. Por exemplo, depois de fazer a depilação ou depois de um escaldão, que por norma a pele está mais sensível, vão notar imensa diferença pelas propriedades calmantes. Além disso, para quem tem tendência a ter pele acneica, ao fazer este processo, vão sentir uma grande melhora no estado da pele, pelas propriedades anti-inflamatórias que tem.

Umas gotas de óleo essencial de Lavanda na almofada:

Antes de dormir, colocar umas gotas na mão e esfregar na almofada. Vai ajudar a acalmar e relaxar, o que fará com que tenhamos uma noite mais tranquila. Esta pode ser uma ótima opção para quem tem mais dificuldade em adormecer. Pode também beber-se um chá com uma gosta de óleo essencial de lavanda próprio para ingerir. Uma última opção, é colocar essa mistura num frasco de spray e borrifar pelo quarto e/ou pela zona dos lençóis onde estará a nossa cabeça, para que possamos ficar a respirar esse aroma calmante. Há ainda quem aplique o óleo nos vaporizadores, para que o cheiro fique por todo o quarto até que se vá dormir.

 

São muitos os motivos que nos levam a querer ter esta planta perto de nós. As suas propriedades são de facto maravilhosas. E além de todos estes benefícios palpáveis e à vista de todos nós, há também quem muito fale dos seus benefícios do ponto de vista espiritual. Porque usou-se muito pelos antigos para rituais, como os banhos de ervas, para afastar as más energias.

Adicione um comentário