Como as cores da roupa nos influenciam

Aquilo que vestimos diz muito mais sobre nós do que aquilo que possamos imaginar. E além de dizer muito sobre nós, pode também mudar o nosso estado de espírito, a nossa energia e até ajudar ou atrapalhar o nosso dia a dia! É uma forma de comunicação, de transmitir uma mensagem e de expressar aquilo que somos ou aquilo que sentimos no momento.

O arco íris tem 7 cores, tal como existem 7 chakras. Cada cor transmite uma vibração ou frequência, para muitas pessoas pode parecer apenas um detalhe ou uma questão de gosto pessoal, mas a verdade, é que a cor que vestimos pode influenciar a forma como nós nos comunicamos ao mundo e a forma como o mundo nos interpreta.

 

VERMELHO

A cor da paixão, do Amor, do desejo, das energias mais quentes, do sensual e do sexual. É uma cor que estimula a auto-estima, dá energia ao corpo, activa o sistema nervoso e a circulação sanguínea. Pode também estar associada ao perigo e à violência, visto ser a cor do sangue. É a cor do primeiro Chakra ou Chakra da Raíz, que simboliza a segurança, o aterramento, a ligação à Terra.
Óptima para usar quando precisamos de nos distinguir de forma impactante, apaixonada e bastante activa, ou para quando queremos dar um estimulo no apetite sexual.

 

LARANJA

Cor da prosperidade, do sucesso e da vitalidade. É também vista como a cor da comunicação e da espontaneidade, da liberdade e do positivismo. Nas vibrações mais baixas pode estar associado ao nervosismo, à ansiedade e à fácil irritação. É a cor do segundo Chakra ou Chakra Sacral, está ligado ás emoções, à sexualidade e ao fluxo.
Óptimo para usar quando estamos em ambientes ou situações que requerem muita comunicação, pois é uma cor de activa os diálogos e desperta a nossa mente e a nossa criatividade, por exemplo.

 

AMARELO

É a cor da alegria, da vivacidade, da jovialidade e da luz. Está também associada ao calor, à descontracção e à felicidade, ela pode ajudar a libertar a timidez e a carga negativa. Apesar de poder ajudar na concentração, se for em excesso pode fazer precisamente o efeito contrário. É a cor do terceiro Chakra ou Chakra do Plexo Solar, está ligado ao poder pessoal, ao intelecto e à vontade pessoal.
Uma cor inspiradora e óptima para quando queremos despertar o nosso raciocínio e a nossa actividade mental.

 

VERDE

É a cor da esperança, da calma, da tranquilidade, da fertilidade e da firmeza. Estimula o sentimento de segurança, o amor-próprio e a saúde, pois está muito ligada à natureza viva e ao ambiente. É uma cor que nos ajuda a seguir em frente, associando-se à plenitude e ao crescimento, é reconfortante e estimulante. Cor do quarto Chakra ou Chakra do Coração, está ligado ao Amor, à compaixão e aos relacionamentos.
Para quem queira sair de um estado depressivo ou deprimido, trazendo equilíbrio ao corpo. Ideal também para quando nos queremos sentir mais corajosos, por exemplo.

 

AZUL

É a cor da confiança, da fidelidade, da autoridade e da calma mental. É uma cor que pode ajudar a conseguir uma maior concentração e a transmitir serenidade, no entanto, em excesso, pode trazer consigo um sentimento de melancolia e depressão. Cor do quinto Chakra ou Chakra da Garganta, está ligado à auto-expressão, à expressão criativa, à comunicação e à expressão da verdade.
Boa para usar quando precisamos de estudar ou concentrar-nos, e é também muito usada para trabalhos onde precisamos de mostrar uma certa segurança, porque não é à toa que grande parte das “fardas” de empresas têm esta cor num tom escuro.

 

AZUL ÍNDIGO

Esta é a cor da sinceridade, do respeito e da individualidade. Possui uma propriedade relaxante e anestésica, é considerada muito boa para meditações, já que esta nos leva para lugares distantes e profundos ajudando-nos a conectar com energias mais elevadas. Em excesso, pode actuar no ego, deixando a pessoa com sensação de superioridade. É a cor do sexto Chakra ou Chakra do Terceiro Olho ou Frontal, está ligado à nossa intuição, evoca a nossa sabedoria interior e a nossa percepção extra-sensorial.
Óptima para relaxar porque ajuda a baixar a pressão sanguínea e diminui os batimentos cardíacos, por isso deve ser usada em situações em que precisamos de estar mais pacíficos e serenos.

 

ROXO

Espiritualidade, da magia, do mistério, da sensibilidade e da compaixão, está ligada a tudo o que esteja relacionado com o mundo místico. Uma cor muito usada para relaxamento, no entanto, em excesso pode trazer uma certa melancolia. Porque sempre foi uma cor muito usada pela nobreza para dar a sensação de poder. É a cor do sétimo Chakra ou Chakra da Coroa, está ligado à nossa conexão com o universo, com a consciência e com a transformação.
Quando precisamos de apurar a nossa intuição e a nossa ligação ao universo e à espiritualidade, quando precisamos de nos sentir mais conectados, em práticas de meditação por exemplo. É também uma cor muito boa para usar quando queremos destacar a nossa individualidade ou intelectualidade.

 

Depois, existe ainda o BRANCO e o PRETO, onde o Branco é considerada a junção de todas as cores e o Preto é considerada a ausência de todas as cores.

Branco é uma cor muito ligada à pureza, à inocência, à luz, à paz, é uma cor que transmite um espírito livre de qualquer tipo de sentimento de opressão. É uma cor óptima para transmitir simplicidade, liberdade e equilíbrio interior.

Preto é uma cor muito ligada à inteligência, ao luxo, à elegância e sofisticação mas também à solidão e à tristeza. Ela transmite seriedade mas usada em excesso pode tornar-se uma cor que nos leva para um estado de “luto” interno.

 

Existem claro, muitas outras cores, no entanto, de forma geral estas parecem-me as mais importantes, podendo depois haver muitas variedades dentro destas mesmas cores. Porque as cores que vestimos dizem muito sobre nós, sobre o nosso estado mental, sobre os nossos sentimentos e em especial, sobre tudo aquilo que queremos passar como mensagem para o mundo! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *