Benefícios da Lavanda e como usar na Pele

A Lavanda é uma planta muito conhecida por todos, já desde os tempos antigos. Esta planta era utilizada pelos gregos para tratar feridas e nutrir a pele. O que faz com que se perceba a sua verdadeira importância ao longo de todos estes anos, pois ainda hoje é utilizada com o mesmo intuito. Nas civilizações romanas antigas, esta planta era usada para dar aroma aos banhos, por ter propriedades antisséticas. E houve ainda uma época onde as mulheres usavam o óleo essencial extraído das flores de lavanda, para criar os seus próprios perfumes. Esta planta foi também sempre muito usada para chás e como especiaria para temperar a comida, e isso é visto até aos dias de hoje.

Ela tem várias propriedades maravilhosas. E na pele destaca-se por ajudar a regenerar as células cutâneas, tendo em conta que tem um efeito anti-inflamatório e adstringente. O que ajuda não só a tratar inflamações, feridas, queimaduras ou pequenos problemas de acne, mas também a manter a pele limpa e a controlar a produção de sebo, ou seja, a gordura criada pelas nossas glândulas sebáceas. Esta maravilha da natureza,pode também ser usada em peles sensíveis, visto que um dos seus benefícios é ser extremamente calmante.

O óleo essencial de lavanda é um excelente aliado para melhorar insónias, dores de cabeça, stress, ansiedade, depressão, ou outros tipos de desequilíbrios emocionais. Pelas suas propriedades apaziguadoras e relaxantes.

De forma interna, pode ser usado através de chás, temperando a comida com as próprias ervas, ou pingando umas gotas de óleo essencial de lavanda num copo de água. Mas atenção, porque nem todos os óleos vendidos podem ser ingeridos, é necessário saber previamente se o que compram pode ou não ser ingerido.

 

3 dicas para usar Óleo Essencial de Lavanda:

Colocar umas gotas de óleo no sabonete:

Por norma uso sabonete natural de alfazema, isso faz com que seja muito mais simples, fácil e rápido a sua utilização. No entanto, para quem prefira sabonetes naturais sem aroma ou mais neutros, podem aplicar duas gotas de óleo essencial de lavanda junto com o sabonete que usam, para que possam tirar partido das propriedades cicatrizantes que a planta tem. Este hábito vai fazer com que o acne diminua gradualmente e a pele se torne mais luminosa, com um aspecto mais natural e saudável. Além disso ajuda também a desintoxicar a pele da poluição do dia-a-dia e da tendência a produzir excesso de oleosidade.

 

Pingar umas gotas de óleo no hidratante:

Depois da pele limpa, é hora de aplicar o creme hidratante. Depois de colocarem um bocadinho de hidratante na palma da mão, pingam uma ou duas gotas do óleo essencial de lavanda e esfregam bem nas duas mãos para que estes se juntem. Aplicam a mistura no rosto, vão sentir que vai ajudar a acalmar a pele. Por exemplo, depois de fazer a depilação ou depois de um escaldão, que por norma a pele está mais sensível, vão notar imensa diferença pelas propriedades calmantes. Além disso, para quem tem tendência a ter pele acneica, ao fazer este processo, vão sentir uma grande melhora no estado da pele, pelas propriedades anti-inflamatórias que tem.

 

Umas gotas de óleo essencial de Lavanda na almofada:

Antes de dormir, colocar umas gotas na mão e esfregar na almofada. Vai ajudar a acalmar e relaxar, o que fará com que tenhamos uma noite mais tranquila. Esta pode ser uma óptima opção para quem tem mais dificuldade em adormecer. Pode também beber-se um chá com uma gosta de óleo essencial de lavanda próprio para ingerir. Uma última opção, é colocar essa mistura num frasco de spray e borrifar pelo quarto e/ou pela zona dos lençóis onde estará a nossa cabeça, para que possamos ficar a respirar esse aroma calmante. Há ainda quem aplique o óleo nos vaporizadores, para que o cheiro fique por todo o quarto até que se vá dormir.

 

São muitos os motivos que nos levam a querer ter esta planta perto de nós. As suas propriedades são de facto maravilhosas. E além de todos estes benefícios palpáveis e à vista de todos nós, há também quem muito fale dos seus benefícios do ponto de vista espiritual. Porque esta era muito utilizada pelos antigos para rituais, como os banhos de ervas, para afastar as más energias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *