Argila Verde – 4 benefícios e para que serve?

Argila Verde –  Para que serve?

As argilas foram das primeiras formas de medicina natural, descobertas e utilizadas pelo homem aqui na terra. Desde os tempos antigos, que elas eram muito utilizadas para ajudar na cicatrização de feridas. No entanto, com o passar dos anos, foi-se conhecendo e estudando cada vez mais as suas propriedades. E hoje em dia elas são muito utilizadas para tratamentos estéticos, além da parte da medicina.

A argila verde é uma das mais conhecidas, no que diz respeito aos cuidados de pele e cabelo. Ela é proveniente de rochas de origem vulcânica, por norma, e é muito apreciada pelos seus componentes. Como por exemplo o magnésio, cálcio, potássio, fósforo, zinco, entre outros. A cor verde deve-se sobretudo à presença de óxido de ferro, que é um dos ingredientes em que esta argila é muito rica.

A argila verde é muito utilizada para ajudar a controlar a oleosidade da pele, ao mesmo tempo que desintoxica. Por isso é que é que e tão utilizada em máscaras e pode ser usada tanto na pele, quanto no cabelo. Ela tem uma acção cicatrizante, absorvente e bactericida. Daí que seja também aconselhada para peles com tendência a acne, pois ajuda a secar borbulhas ou pequenas inflamações.

 

4 benefícios da Argila Verde?

1 – Controla a oleosidade e ajuda no combate ao acne.

Pode ser utilizada através de máscaras faciais. O que vai ajudar muito a regular a produção de sebo das glândulas sebáceas, e a cicatrizar as pequenas inflamações da pele.

2 – Ajuda a diminuir os papos nos olhos e olheiras.

Por ter uma acção drenante, ajuda a descongestionar e desinchar esta zona, pela sua capacidade de vascularização nesta zona. Pode ser aplicada uma mistura como se fosse para uma máscara, mas somente na zona pretendida com o auxilio de duas compressas.

 3 – Reduz medidas e ajuda no combate à celulite.

Pelo seu efeito anti-inflamatório e descongestionante, ela promove uma melhora significativa na eliminação de líquidos retidos. O que vai melhorar automaticamente o aspecto da pele, por isso é que é tão usada em spas nos tratamentos de estética.

4 – Ajuda a clarear a pele.

Por ser constituída por minerais que ajudam do processo de regeneração celular, ela ajuda a promover uma pele mais uniforme. O que vai também permitir, que as camadas de pele responsáveis pelas pequenas manchas não muito profundas, possam ir desaparecendo com o tempo. O resultado pode demorar algum tempo, pelo que se torna importante ir fazendo com a regularidade necessária para cada caso.

 

Cuidados a ter na preparação da Argila Verde?

Quando compramos argila verde em pó, devemos colocar num recipiente de madeira, vidro ou cerâmica, e nunca de plástico ou metal. Isto porque não queremos perder as suas propriedades. Depois basta juntar uma medida de água e duas de argila, por exemplo, até formar uma consistência do agrado do usuário, por norma cremosa. Deve colocar-se as quantidades necessárias para a região do corpo onde se vai usar o tratamento. No caso das máscaras faciais, deve aplicar-se no rosto, excepto olhos e boca e deixar actuar por cerca de 20 minutos. No final, retirar com água fria ou tépida e lavar com um sabonete natural.

 

A quem não é aconselhado o uso da Argila Verde?

No caso de peles que sejam muito secas ou demasiado sensíveis, não é aconselhável este tipo de máscara. Ou no caso de pessoas alérgicas. Em caso de dúvida, deve procurar um profissional de dermatologia para que possa ter certeza de que este produto é indicado para si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *