4 hábitos que mudei na minha rotina de Beleza

Uma das coisas que mais tenho sentido, tanto em termos de cosmética como de alimentação, é uma necessidade enorme de ter comigo cada vez mais produtos naturais e livres de componentes tóxicos. Produtos que agridam menos o ambiente, o planeta e o meu corpo. E isso levou-me a conhecer um novo mundo da cosmética. Somos levados a acreditar que o que é demasiado natural não tem tanta qualidade, mas é MENTIRA! Na minha perspectiva, tem tanta ou mais qualidade na verdade!

Outra coisa que quero referir, é que não sou fundamentalista nem radicalista, nem quero com isto dizer para nunca mais usarem marcas de cosmética que não são naturais. No entanto, devemos sim, estar conscientes de como podemos fazer uso das mesmas. Continuo a usar marcas de maquilhagem que não são naturais, mas de uma forma muito mais controlada e não sistemática, porque uso apenas para uma festa ou para um evento. Mas nunca para uso diário contínuo!

 

Algumas mudanças na minha rotina de beleza:

1Produtos de banho:


Deixei o gel de duche e passei apenas a utilizar Sabonetes Naturais. Troquei o champô comum pelo Champô Sólido.

Primeiro o corpo agradece por não estar a ser invadido com químicos. A pele é o maior órgão do corpo, usamos produtos que por vezes mais nos “sujam” do que nos lavam. Por norma os produtos de banho tem mais componentes nocivos, porque é permitido por lei, por serem de uso rápido e não para ficar na pele. A questão é que a nossa pele absorve tudo, mesmo que o contacto seja durante pouco tempo. Segundo, porque o planeta também agradece.

 

2Produtos de hidratação:

Sou daquelas pessoas que adora hidratar o corpo depois do banho, para mim quando não o faço parece que me falta qualquer coisa. Contudo, muitas vezes o excesso de querermos tirar a oleosidade natural da nossa pele, faz com que esta fique mais propicia a ter que produzir cada vez mais gordura para que fique mais equilibrada.

Neste caso, conforme iam acabando os cremes de corpo eu não voltava a comprar cremes comuns. Passei a comprar apenas cremes hidratantes ou manteigas de corpo à base de produtos naturais. E grande parte das vezes, o que uso são Óleos Naturais.

 

3Produtos de esfoliação:

Simplesmente deixei de comprar produtos para fazer esfoliação. Quando quero fazer uma esfoliação utilizo esfoliantes naturais. Ou então, quando quero fazer isso no banho, primeiro humedeço a pele, coloco um bocado de sabonete para amaciar a pele e depois aplico as borras por cima, fazendo movimentos circulares suaves. Quando se trata de fazer esfoliação no rosto, por norma prefiro juntar mel ao invés de óleo.

 

4Máscaras:

Máscaras de argila por exemplo, basta comprar um bocado de argila numa loja de produtos naturais, e em casa juntar-lhe um pouco de água. Mexer bem e aplicar no rosto por um momento, no final retirar com água tépida e já está. Existem inúmeras receitas de máscaras caseiras, dependendo do tipo de pele que se tenha e do que se queira tratar na pele.

 

Um conselho:

Para quem quer fazer uma mudança de produtos, é que o façam de forma gradual. Não queiram do nada deitar todos os produtos que têm no lixo e comprar tudo novo. Claro que podem fazê-lo se assim o entenderem, mas acho mais saudável que vão mudando os produtos conforme os vossos forem terminando.

Fazendo novas escolhas mais conscientes, isso vai ajudar-vos não só a ir testando e conhecendo marcas novas, bem como, vai fazer o vosso corpo fazer uma mudança progressiva e não drástica. Porque depois de vários anos a ser invadido com produtos menos bons para a pele e para a saúde, fazer essa mudança requer tempo e paciência da nossa parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *