3 hábitos diários que estou a mudar!

São cada vez mais as informações sobre as mudanças de hábitos necessárias por parte de todos nós, em prol da “saúde do nosso planeta”. Por exemplo, todos os dias lemos ou ouvimos falar sobre o excessivo uso do plástico, o consumismo desmedido da indústria da moda, a poluição causada pelo exagerado consumo de carne, entre outras coisas!

Não sou apologista de mudanças drásticas sem haver uma maior consciência, porque acho que todas as mudanças de hábitos que sejam feitas de forma drástica, por vezes acabam por não funcionar a longo prazo. Primeiro devemos tomar consciência de alguns pontos essenciais e perceber o “porquê” de querermos mudar aquilo. Segundo, aprender o “como” mudar esses velhos hábitos que muitas vezes estão super enraizados. 

Tenho vindo a mudar alguns hábitos diários, principalmente nas compras para casa. Sejam elas de alimentação, vestuário ou produtos de higiene. Sei que tenho ainda um longo caminho pela frente, porque apesar de já ter mudando muita coisa, ainda há tantas outras que sei que posso mudar. Mas quando se tratam de hábitos que temos desde sempre, é importante que tudo seja feito com consciência. Porque se não, acabamos por cair no erro de mudar um mês, e no mês seguinte voltarmos aos velhos hábitos.


Vou contar-vos 3 dos hábitos que tenho vindo a mudar:

Parei de comprar roupa em excesso! ✌ 

Em tempos, tive uma loja de roupa, calçado e acessórios. Este tipo de compras era tão normal para mim, que quase não pensava nas implicações que tudo isso acartava. O hábito de comprar roupa era quase uma terapia, porque comprava grande parte das vezes apenas por impulso. Por entender mais sobre isto, vendi e doei grande parte do que tinha, e cada vez mais compro apenas o necessário. Também visitei e até aderi a peças em segunda mão. E se souberem de mais lojas deste género contem-me tudo, porque é de facto uma área que adoro!

 

Tento ao máximo reduzir a compra e o uso de sacos de plástico no supermercado! ✌ 

Tento sempre levar os sacos recicláveis de casa. E quando vou à parte das frutas e legumes, na maior parte das vezes trago tudo solto. Apenas no caso de comprar alguma coisa que não dê mesmo para trazer solto, uso apenas um saco e aproveito para misturar várias coisas no mesmo. E nunca um saco para cada legume ou fruta, porque isso é um consumo descartável desnecessário.

 

Mudei alguns produtos de higiene ✌ 

Mudei para produtos mais naturais, que na maioria, vem condicionados de forma mais sustentável também. Deixei de usar gel de duche para passar a comprar sabonetes naturais à base de ervas e azeite, por exemplo. Porque não só são mais sustentáveis para o planeta, como ainda são muito melhores para a nossa pele. Deixando a pele muito mais macia e bonita.

A pele é o maior órgão do corpo humano, através dela podemos absorver inúmeras coisas. Já pararam para reflectir na quantidade de químicos que usamos todos os dias, seja através de cremes, champôs, desodorizantes, maquilhagem, etc? Porque na minha opinião, estes são dos hábitos que mais impacto podem ter na nossa saúde e no nosso corpo. A seguir à alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *